Arquivos do Assoprando

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Backlight para Game Gear. As pilhas agradecem

Lá trás, há uns quase 20 anos, a guerra entre os consoles da SEGA e da Nintendo era o que tinha de melhor. Nunca o público consumidor de games foi agraciado com tamanha prolificidade de jogos; e por que não de consoles também?

Naquela época, as empresas supracitadas, queriam trazer o maior público para as suas plataformas. Era um verdadeiro puxa-encolhe... Tanto nos consoles de mesa, como nos portáteis. E foi assim que surgiu o Gameboy e seu concorrente, o Game Gear.

A proposta era simples, garantir que seu público pudesse jogar seus jogos favoritos, virtualmente, em qualquer lugar. O portátil da Nintendo trazia uma biblioteca de jogos respeitável, suas baterias duravam até 20h de jogatina, mas o console era monocromático. O que causou certa estranheza na época.

Por sua vez, a SEGA vendo essa "brecha" no portátil da Nintendo, resolveu lançar um console portátil que funcionava, literalmente, como um Master System quaaaase de bolso - sim, se você considerava o antigo Gameboy um "tijolo", o portátil da SEGA poderia ser quase um gelo baiano "de bolso" - só que com uma tela que reproduzia mais de 4 mil cores e ainda por cima era iluminada!! Holy Shit!!

Todo bônus traz também um ônus, e a maior dádiva do Game Gear era também a sua maior danação. O preço para jogar o "portátil" a cores custava muito caro. Pra usar o brinquedinho da SEGA, um dos pré requisitos era ser dono de uma fábrica de pilhas.




Era. Até agora. Pois um cidadão, intitulado de JoeMusashi quer mudar essa história. Sua proposta é simples e bastante funcional. Ele está criando um hardware que será acoplado ao portátil (não me perguntem como) de forma que a tela seja iluminada por 12 luzes de LED!! OMG!!

Além dele aumentar a vida útil da telinha do Game Gear apagando suas luzes, para usar o backlight de LED, ele irá incorporar na placa uma funcionalidade que irá acabar com o efeito "motion blur" apresentado em jogos de ação mais frenéticos, como Sonic.

Atualmente o projeto conta com 8 luzes LED alimentadas externamente por uma bateria de 9V. No entanto, a proposta é colocar 12 luzes LED alimentadas por um circuito de 5V encontrado no console. Tudo isso para trazer a maior jogabilidade e melhor luminosidade com o menor consumo possível de baterias.

É esperar agora pra ver até onde vai esse projeto.

Protótipo de Backlight para Game Gear com 8 LED's.
Fonte: Retro Video Gamer




Nenhum comentário:

Postar um comentário