Arquivos do Assoprando

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Atari e suas maravilhosas 'boxart'

Numa época onde jogos de videogames não contavam com a ajuda de trailers no YouTube ou propagandas massivas na mídia especializada promovendo os próximos lançamentos, existia um recurso que tinha por objetivo transmitir ao consumidor a proposta do jogo. E esse recurso eram as capas dos jogos. Porque uma imagem vale mais do que mil palavras.




Impossível negar a importância da arte encontrada nas capas dos jogos do Atari. Numa época onde o videogame ainda estava dando seus primeiros passos como uma nova mídia de entretenimento, a ideia de vender o jogo pela arte da capa tornava-se extremamente fundamental. Pois, apenas alguns pixels e algumas fotos do jogo não eram sufoicientes para agradar imediatamente o público consumidor e garantir suas vendas.

Portanto, o apelo que o jogo necessitava para sair das prateleiras e ganhar a sala de estar de uma família, estava na arte encontrada nas capas dos jogos. A arte da capa vinha como uma forma de fazer com o jogador entrasse naquele mundo. Ele sabia que não encontraria no jogo os gráficos mostrados no desenho da capa. Mas aquela arte tinha que transmitir ao jogador todos elementos fundamentais do jogo e, em alguns casos, até sua história.

Talvez, a arte mais icônica na história dos jogos do Atari, seja a de 'Adventure'. Não só pelo fato dela trazer uma capa mais colorida e com aspecto 'cartoon', mas porque nela é possível encontrar todos os elementos do jogo, como o castelo, o labirinto, a chave o dragão... No momento que o jogador tem contato com essa imagem ele consegue se localizar no enredo do jogo e saber o que fazer. É incrível isso. Algo que os jogos atuais não possuem e nem precisam mais disso. Pelas razões supracitadas no início deste artigo.

A icônica capa de Adventure. Tudo o que jogador precisa
saber está aí. Não se fazem mais capas como antigamente.

A coisa era levada tão à sério pelo departamento artístico da Atari, que para fazer a criação das artes de capa para os seus jogos ela só contratava artistas top de linha. Como, Ralph McQuarrie, o homem por trás dos conceitos artísticos de filmes como Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida, O Vingador do Futuro e a primeira trilogia de Guerra nas Estrelas. Uma de suas contribuições na empresa do Nolan Bushnell foi para o jogo 'Vanguard'. O primeiro jogo de navinha, sidescrolling lançado para videogame.


A arte de Vanguard. Eu passava alguns quartos de hora
"viajando" nessa imagem. Continua maravilhosa até hoje.

Confiram abaixo algumas das belíssimas capas já criadas para os jogos do Atari, e me digam se realmente não são um colírio para os olhos? Eu posso passar horas admirando essas artes. Artes que carregam toda uma nostalgia. Lindas...





















Nenhum comentário:

Postar um comentário